Departamento de Letras-Libras – UFRJ

Histórico

Após 46 anos de criação da Faculdade de Letras, a unidade universitária ganha mais uma instância departamental. O Departamento de Letras-LIBRAS (LEB) foi criado em 2014 para coordenar e dar suporte administrativo a dois novos cursos da Faculdade de Letras da UFRJ: os cursos de LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS E BACHARELADO EM LETRAS-LIBRAS. No dia 24/10/2013, o Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou a criação dos dois cursos, cada um com a oferta de 20 vagas.
Com a criação desse Departamento, alguns professores e técnicos do Departamento de Linguística e Filologia/FL foram cedidos: as professoras Deize Vieira dos Santos, Ana Regina Campello e Myrna Salerno, os intérpretes Dafny Saldanha Hespanhol Vital e Luiz Claudio da Silva Souza e o servidor Valério Antônio Wanderley da Silva, lotado na época na biblioteca da FL. A professora Myrna Salerno já lecionava a disciplina de Libras desde 1997 pelo Departamento de Linguística e Filologia/FL e, em 2014, foi cedida para o Departamento de Letras-Libras. Com esses seis profissionais, estava formada a primeira equipe. Professora Deize Vieira assume os cargos de chefe de departamento e de coordenadora dos dois cursos de graduação, bem como do curso de pós-graduação lato sensu “Libras: Ensino, Tradução e Interpretação”, que teve sua primeira turma em 2010. Inicialmente, o departamento foi lotado na sala H316, sala de pesquisa da professora Deize Vieira.

Os cursos de Letras-Libras receberam vagas para compor o corpo docente. Os primeiros a juntarem-se à equipe foram os professores Bruno Abrahão, Loise Soares, Clarissa Luna Guerretta, em maio de 2014. Meses depois, em agosto do mesmo ano, juntam-se à equipe os professores Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos, Fernanda Soares, Luiz Carlos Barros de Freitas, Marília Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa, Paulo Roberto Tonani do Patrocínio, Roberto de Freitas Junior, e Teresa Dias Carneiro. Também passaram a compor a equipe a professora Heloise Gripp Diniz, vinda da Faculdade de Educação/UFRJ, e o intérprete Felipe Teles Sampaio, cedido pela reitoria.
Em dezembro de 2014, advindo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), recebemos o técnico administrativo Paulo Sérgio Cunha Teixeira (conhecido carinhosamente como Serginho), que trouxe contribuições fundamentais na gestão administrativa e organização interna, e que apoiou enormemente a Professora Deize Vieira em todos os desafios de um departamento recém criado. Em 2016, Serginho faleceu, nos deixando com enorme saudade do seu jeito tão especial e sua força tão importante para a construção do departamento de Letras-Libras! Também foi em 2014 recebemos o técnico de ambiente Libras Oscar Mesquita Neto. Oscar trabalhou na gestação do site do Departamento, da Revista Letras & Sinais, e no Projeto Videoteca Acadêmica em Libras — ViaLibras. Seu trabalho permitiu que a produção da equipe ficasse disponível na web e de fácil acesso para todo o público. Em janeiro de 2020, Oscar faleceu.

No ano seguinte, 2015, a equipe recebeu os professores Nelson Pereira de Sá e Nídia Limeira de Sá transferidos da UFAM e a professora Ana Crelia Dias, transferida da Faculdade de Educação/UFRJ. Somaram-se ao grupo quatro intérpretes aprovados em concurso: Rodrigo Leal, Marcos Soares, Daniel Nascimento e Neila Bernasconi.
Em 2016, tomaram posse as professoras Lia Abrantes Antunes Soares, em maio, e Valeria Fernandes Nunes, em agosto. Neste ano, aconteceu a primeira votação para o cargo de chefe de Departamento, em um momento em que a equipe já apresentava uma composição mais robusta. Foram eleitas as professoras Nídia Limeira de Sá e, como sua substituta eventual, professora Heloise Gripp Diniz. Em agosto, a professora Deize Vieira dos Santos, então coordenadora dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Letras-Libras, se licencia e seu substituto eventual, professor Luiz Carlos Barros de Freitas, assume a coordenação de forma interina.

Em fevereiro de 2017, uma nova coordenação é eleita: professora Fernanda Soares como coordenadora e professora Valeria Nunes, substituta eventual da coordenação. Em novembro de 2017, as professoras invertem as funções na coordenação dos cursos: professora Valéria Nunes passa a assumir o cargo de coordenadora e professora Fernanda Soares passa ao cargo de substituta eventual. Em julho de 2017, a professora Adriana Baptista de Souza toma posse e passa a integrar a equipe de docentes do departamento.
Em 2018, novas eleições ocorrem e, em julho, uma nova gestão assume a chefia de Departamento: professora Marília Costa como chefe e Danielle Pereira como sua substituta eventual. De outubro até meados do ano seguinte, a professora Danielle Pereira assume a chefia, devido a licença maternidade da professora Marília. Em outubro, são eleitas para coordenação dos cursos as professoras Adriana Baptista, coordenadora, e Clarissa Guerretta, substituta eventual.
Em fevereiro de 2019, após concurso para preenchimento de cargos administrativos, a equipe de intérpretes foi acrescida de quatro funcionários a saber: Alex Sandro Lins Ramos, Daniela Abreu, Maria Helena Mora e Rafael Monteiro da Silva. Em Agosto de 2019, professor Bruno Abrahão assume o cargo de substituto eventual da coordenação. Em outubro, o LEB incorpora o curso de especialização lato sensu “Libras: ensino, tradução e interpretação”, então coordenado pelo professor Luiz Carlos Barros de Freitas, e inicia-se, através de uma comissão, o planejamento de reforma e reestruturação deste Curso, para melhor adequar-se à demanda de especialização nas áreas de ensino, tradução e interpretação em Libras.

O LEB busca manter a tripla vocação das unidades acadêmicas da UFRJ – ensino, pesquisa e extensão – de forma integrada, a fim de contribuir com o alto nível de formação de seus discentes.