Departamento de Letras-Libras – UFRJ

Curso de Extensão Pensando a Escrita do Surdo: descrição, demandas e propostas pedagógicas

O curso Pensando a escrita do Surdo: descrição, demandas e propostas pedagógicas tem por objetivo a discussão e o aprofundamento das questões relacionadas ao ensino do português escrito de surdos. Temos por principal objetivo possibilitar o aprofundamento dessa discussão a partir de resultados de pesquisas e propostas pedagógicas específicas. O curso é elaborado pelos integrantes do Núcleo de Estudos sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ), docentes e discentes e é composto por dois módulos. O NEIS é um grupo de pesquisa, ligado à Faculdade de Letras da UFRJ e que tem por principal objetivo desenvolver pesquisas na área de aquisição de línguas adicionais na perspectiva teórica da Linguística (Funcional) Centrada no Uso.

Alguns objetivos do curso são:
1. Levar os frutos das pesquisas realizadas pelo grupo, aos educadores de surdos para que esses resultados beneficiem suas práticas educacionais;
2. Investigar o texto escrito por aprendizes surdos, em uma atividade conjunta com os alunos do curso, buscando mapear problemas de produção escrita, para fins de contribuição a futuras pesquisas sobre ensino de língua escrita para surdos;
3. Preparar, com os alunos do curso, materiais didáticos para o ensino de escrita em português como L2, tomando por base o arcabouço teórico apresentado ao longo das aulas;
4. Traçar uma visão linguística consistente, que possibilite o olhar para determinados desvios particulares do texto escrito pelo aprendiz surdo como sendo fenômenos não arbitrários, a fim de fornecer subsídios para a mudança e aperfeiçoamento da prática educacional.

• Público alvo:
  • Coordenadores: