Departamento de Letras-Libras – UFRJ

Português pelas Letras

O Projeto Português pelas Letras abarca três dimensões: (1) formação de estudantes de Letras com habilidades para ensino de português em perspectiva de segunda língua; (2) preparação de material didático em abordagem construcional baseada no uso; (3) curso de português escrito para universitários surdos. Vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Interlíngua∫ (NEIS – UFRJ) e apoiado pela Diretoria de Acessibilidade (DIRAC – UFRJ), o projeto se adequa a uma demanda social que reivindica mudanças na formação teórico-metodológica dos professores de português e na aplicação escolar que não dispensa o ensino nem das formas nem dos sentidos, mas, sim, integra-os para desenvolvimento da proficiência linguístico-discursiva dos aprendizes não nativos do português. A primeira dimensão – formação de estudantes dos cursos de Letras – prevê participação em oficinas, reuniões de orientação, além de atuação em monitorias de ensino nos cursos de extensão de português escrito para universitários surdos. Os estudantes monitores têm suporte de material didático elaborado e revisado pela equipe de professores que se alinham à didática aquisicional baseada no uso da língua, materializando, assim, a segunda dimensão do projeto. O curso de português escrito – terceira dimensão do projeto – visa a atender o público surdo que chega à universidade com níveis de proficiência insuficientes para leitura e escrita acadêmicas ou que pretende ampliar suas habilidades com gêneros acadêmicos em português.