Relação entre cognição e aprendizagem de L1 e de L2: descrição e ensino
Breve resumo: Fundamentada em princípios teóricos da Linguística Funcional-Cognitiva, a pesquisa se enquadra em uma abordagem da língua baseada no uso a qual dispõe de conceitos que se integram, tais como o de língua como um sistema dinâmico e complexo, o de gramática como uma rede conceptual de construções e o de processos cognitivos recrutados para aprendizagem como sendo de domínio geral. O arcabouço teórico permite a definição de um conjunto de procedimentos para investigação de fenômenos linguístico-discursivos observados em atividades de produção e de compreensão orais, sinalizadas e escritas. As evidências encontradas no produto dessas atividades permitem descrição e explicação que contribuem para propostas de metodologia de ensino de PBL2.
- Público alvo: alunos de graduação e de pós-graduação
- Professores: Lia Abrantes. A pesquisa está vinculada ao Núcleo de Estudos em Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ) cujo coordenador é o professor Roberto de Freitas Jr.
- Contato: lia.abrantes@letras.ufrj.br
- Site: https://corpusneis.wixsite.com/home